quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Minas de Moncorvo

Os australianos da Rio Tinto, a maior empresa de minas do mundo, querem investir cerca de mil milhões de euros na exploração de ferro em Portugal, o projecto será realizado nas minas de Torre de Moncorvo, em Trás-os-Montes, um dos maiores depósitos de minério de ferro da Europa, com recursos medidos e indicados de 552 milhões de toneladas de minério e recursos inferidos de mil milhões de toneladas.

O investimento vai permitir que a pequena vila transmontana receba "uma autêntica cidade, porque é preciso fazer tudo desde o início", criará cerca de 420 novos postos de trabalho directos e cerca de 800 indiretos, bem como a criação de um pólo de investigação e desenvolvimento no Nordeste Transmontano, com parcerias com instituições locais e internacionais. E será provável que o investimento demore cerca de 10 anos a concretizar até que comece a laborar.


Atualmente Portugal tem quatro minas (em profundidade) em exploração: Panasqueira (volfrâmio), Aljustrel (cobre), Neves Corvo (cobre) e Loulé (salgema), para além de algumas minas a céu aberto, nomeadamente de lítio, na Guarda, sendo que Portugal é atualmente o quinto produtor mundial deste minério.
Há também intenção de iniciar duas explorações mineiras para extrair ouro - uma na Gralheira, em Trás-os-montes e outra em Montemor, no Alentejo. 


Reflexão:
É uma óptima noticia vito que esta região está ávida de investimento, assim cria empregos, seja ele publico ou privado. 

http://aeiou.expresso.pt/rio-tinto-quer-investir-83641000-milhoes-nas-minas-de-moncorvo=f682170#ixzz1eLrYxS9j
http://aeiou.expresso.pt/rio-tinto-quer-investir-83641000-milhoes-nas-minas-de-moncorvo=f682170#ixzz1eLqCcJIL


1 comentário:

  1. boa noticia visto que na regiao em questao durante algum tempo ira ser criados posto de trabalhos com esta cris

    ResponderEliminar