terça-feira, 8 de novembro de 2011

Gigante mancha no sol desencadeia erupção solar

    Na última quinta-feira, 3 de Novembro, ocorreu uma poderosa erupção solar, a partir de uma mancha na superfície do sol extremamente larga, sendo uma das maiores vista em anos. A erupção foi classificada como um dos mais potentes tipos de tempestades que a nossa estrela pode desencadear. Assim,  criou algumas interrupções nas comunicações de rádio na Terra cerca de 45 minutos mais tarde. 
     Uma erupção é uma poderosa libertação de energia que ilumina o sol, e é frequentemente associada a uma área de maior actividade magnética na superfície solar. Esta actividade magnética também pode inibir o fluxo de calor para a superfície num processo chamado de convecção, que cria áreas escuras e bem mais frias do que o restante da superfície do sol, chamadas de manchas solares. Esta erupção veio do lado de trás do sol em direcção ao planeta Vênus, por isso não representa nenhum risco para a Terra.
Mais tarde noutra área do sol, no mesmo dia da erupção, uma explosão de partículas carregadas, chamada ejecção de massa coronal, foi liberada a partir da superfície.
    A NASA foi capaz de observar tanto a ejecção de massa coronal como a erupção solar porque tem um conjunto de sondas de observação do sol que captam várias direcções o tempo todo. Esses recentes acontecimentos no sol fazem parte de um crescente aumento de actividades na nossa estrela ultimamente, já que o seu ciclo de maior actividade acontecerá por volta de 2013.

Reflexão: Esta erupção ocorreu atras do lado de tras do sol, não apresentando nenhum risco para a terra, sorte a nossa. e se representa-se risco para a terra? imaginem

http://www.astrobrasil.com.br/site/imagens/erupcao-solar/
http://hypescience.com/gigante-mancha-no-sol-desencadeia-erupcao-solar/

1 comentário: