quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Asteróide passa de raspão pela Terra

    No dia 7 de Novembro um asteróide com aproximadamente 400 metros de diâmetro passou a cerca de 325 mil quilómetros da Terra.    
   A este asteróide deu-se o nome de, o 2005 YU55, que passa com regularidade perto de Vénus, da Terra e de Marte, mas não chega tão próximo de nós há pelo menos 200 anos.
   Esta visita do asteróide foi uma óptima oportunidade para os cientistas aumentarem os seus conhecimentos sobre esse tipo de objectos, alguns deles verdadeiros fósseis da formação do Sistema Solar, há cerca de 4,5 biliões de anos. Classificado como do tipo C, o YU55 é composto basicamente de minerais, a base de carbono. Isso faz com que ele seja muito escuro, dificultando a sua observação directa.
    A última vez que um corpo celeste tão grande chegou tão perto de nós foi em 1976, mas, na época, os astrónomos não previram a visita. A próxima visita de um asteróide desse tamanho está prevista para 2028.


Reflexão:Como podemos constatar o que era impossível acontecer no passado, torna-se possível e real no presente. Tivemos sorte que este asteróide passou só de raspão, mas quem sabe se o próximo não atinge mesmo a Terra e causa graves impactos.



2 comentários: