quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mergulhador fotografa divisão entre placas tectônicas na Islândia

O fotógrafo britânico Alexander Mustard registrou o mergulho que ele e outros colegas fizeram na fenda entre as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia.
A aventura para conhecer a "fronteira" entre as duas placas ocorreu no Parque Nacional Thingvellir, na Islândia. A paisagem submersa do parque é cheia de vales, falhas e fontes de lava, formados pelo afastamento gradual entre as duas placas, que se distanciam cerca de 2,5 centímetros uma da outra a cada ano.
Os mergulhadores que participaram da expedição desceram cerca de 24 metros na fenda entre as placas, mas chegaram a até 60 metros de profundidade em cânions como o Silfra e o Nikulasargia.
A lava e o vapor quente na interseção entre as placas criou também a chaminé hidrotermal Arnarnes Strytur, visitada pelos mergulhadores. A água é expulsa da chaminé 80°C e forma uma coluna turva ao entrar em contato com a água do mar, que está a 4°C.

Uma noticia para apurar as curiosidades das pessoas que gostam de geologia, magnificas fotos e levamos a pensar se não gostavamos de um dia mergulhar e descobrir estas belezas no fundo do oceano.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Kepler 22-b, um candidato a “gémeo” da Terra

A missão Kepler da NASA confirmou a descoberta de um planeta semelhante à Terra na zona habitável de um sistema solar a 600 anos-luz de distância, em redor de uma estrela idêntica ao Sol. Chama-se Kepler 22-b.
Não se sabe se é feito de rocha, gás ou líquido, mas sabe-se que tem uma temperatura à superfície que ronda os 22 graus Celsius. Já havia indicações sobre a sua existência, que agora foi confirmada pelos cientistas da missão Kepler da agência espacial norte-americana NASA. O Kepler 22-b é 2,4 vezes maior do que a Terra e é, até agora, o mais parecido com o Planeta Azul.
O planeta foi detetado pela primeira vez em 2009, mas só agora a NASA pôde confirmar a descoberta. Isto significa que já foi visto passar três vezes diante da sua estrela. Fica na chamada zona habitável daquele sistema solar, o que significa que pode ter condições adequadas à existência de vida. Ou seja, as suas características e a distância em relação à estrela permitem pensar na existência de água em estado líquido e de uma atmosfera que poderá ser compatível com a vida.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Geólogos internacionais investigam formações raras em Valongo

Uma equipa de geólogos estrangeiros esteve, em Valongo, para estudar vestígios de formações geológicas existentes na Serra de Santa Justa, datadas do período do Ordovícico – na escala de tempo geológico, corresponde à Era Paleozóica. Estas formações retratam geologicamente Valongo há 490 milhões de anos, altura em que o território era ainda parcialmente coberto por mar.

Os investigadores, provenientes dos mais diversos países como Rússia, Austrália, China, EUA, República Checa, Reino Unido, Espanha, Dinamarca e França, estudarão formações geológicas existentes no território de Valongo, mais propriamente na Serra de Santa Justa e Pias.

Os vestígios do período Ordovícico – durante o qual ocorreu o apogeu das trilobites –, existentes na Serra de Santa Justa e Pias, têm suscitado o interesse dos especialistas nacionais e internacionais.

Em 1994, a Câmara Municipal de Valongo, em colaboração com o Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto decidiu arrancar como projecto do Parque Paleozóico de Valongo, dedicado à importância do património geológico existente na Serra de Santa Justa.

Uma notícia rica visto que Valongo tem formações, visíveis sem recurso a escavação, são únicas no mundo, sendo por isso um testemunho fundamental para estudos realizados e teorias formadas acerca do assunto.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fim do oceano Atlântico já começou

Daqui por 50 a cem milhões de anos, o oceano Atlântico deverá desaparecer. No entanto, tal como todos os fenómenos geológicos, este também demorará a acontecer. 

Se olharmos para a posição dos continentes não parece sugerir nada que se assemelhe ao desaparecimento dessa massa de água salgada. A novidade do estudo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa consiste na análise matemática de dados sobre a espessura da placa em várias regiões do Atlântico, tanto do norte como do sul.
Os resultados sugerem que a região mais provável para o início do surgimento dessa zona de subducção – é uma área de convergência de placas tectónicas, onde uma das placas desliza para debaixo da outra – é o Sudeste do Brasil.
O grande evento geológico sofrerá um processo muito lento, que demora milhões de anos. Afinal, desde a última grande deriva continental, iniciada há 250 milhões de anos, a América do Sul e a África já se têm afastado e o processo segue em andamento.

Com a abertura crescente do Atlântico, a chamada placa Sul-Americana tenderá a ficar mais esticada, mais fria e, por consequência, mais pesada. Ao peso, acresce o fluxo de material que vem do continente e é levado pelos rios até o mar.

A fragilização da placa somada ao peso adicional fará com que ela afunde e comece a deslizar por baixo da placa Africana. E, assim, aparece uma nova zona de subducção.

Esta noticia é muito intrigante e deixa-nos sempre a pensar será que é verdade? Já vimos coisas acontecer que nunca pensamos que iriam acontecer por isso acredito que pode desaparecer. Tudo o que retiramos ao mar mais tarde ou mais cedo ele recupera.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sismo de 6,1 abala Taiwan

Um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter, seguido de duas réplicas de com uma intensidade de 4,1 e 4,2, abalou Taiwan, sem que haja, até ao momento, registo de vítimas.

De acordo com dados do Serviço Meteorológico Central da ilha, o epicentro foi localizado a 20,4 quilómetros de profundidade na ponta sul da ilha, a 30,4 quilómetros do distrito de Pingtung.

As cidades mais afetadas pelo abalo e pelas réplicas que se seguiram foram Taitung, Pingtung e Tainan.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Sismo de 5.1 na Grécia

Um sismo de magnitude 5.1 na escala de Richter abalou o norte da Grécia, informaram as autoridades gregas sem indicação de vítimas ou danos materiais.

De acordo com a Lusa, o sismo foi registado às 3:34, a 243 quilómetros da capital grega, ao largo da costa norte de Athos, indicou o instituto geodinâmico grego.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Avalanche mata três pessoas nos EUA


Uma avalanche perto de um resort de esqui a nordeste de Seattle, nos Estados Unidos, fez pelo menos três mortos.

O acidente ocorreu no estado de Washington, perto da fronteira com o Canadá. Oito esquiadores estiveram desaparecidos, mas foram depois encontrados plas equipas de resgate.

Os grandes nevões dos últimos dias terão sido a causa da avalanche.

As avalanches são sempre inesperadas e quando acontecem, por vezes, apanham pessoas que acabam por morrer.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sismo de 6.0 no Japão

Um sismo de magnitude 6.0 na escala de Richter foi registado esta terça-feira na costa leste de Honshu, Japão.


De acordo com o Instituto Geológico dos EUA, o epicentro do sismo situa-se a uma profundidade de dez quilómetros e a cerca de 166 quilómetros de Tóquio.

Não foi emitido alerta de tsunami, nem avançada a existência de vítimas ou danos materiais.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Roménia: neve isola mais de 200 localidades

O frio continua a matar na Europa. Só nas últimas 24 horas, morreram mais sete pessoas na Roménia. 

No total, as baixas temperaturas neste país fizeram 86 mortos em apenas três semanas, a maioria sem-abrigo.

A capital Bucareste está coberta por um espesso manto de neve. Só no sudeste do país, há mais de 200 localidades isoladas devido a fortes nevões.

Com quase metade da população a viver abaixo do limiar da pobreza e sem um sistema de saúde eficente, a Roménia tem visto as temperaturas polares revelarem-se ainda mais mortíferas.



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sismo de 6.1 na Costa Rica


Hoje um sismo de magnitude 6.1 na escala de Richter foi registado ao largo da Costa Rica.

De acordo com o Instituto Geológico dos EUA, o epicentro situa-se a 81 quilómetros a sul de San José, a uma profundidade de 33,6 quilómetros.



domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vulcão Etna volta a cuspir lava

O vulcão Etna voltou a entrar em erupção. Para já, as autoridades italianas asseguram que não há qualquer perigo para as populações em Catania, na Sicília.

Por precaução, o aeroporto de Catania foi encerrado, por causa das nuvens de cinza, que atingiram os cinco mil metros de altura, dificultando a visibilidade dos pilotos. 

O vulcão Etna, o maior da Europa, entrou em erupção várias vezes no último ano, mas sempre por períodos muito curtos. Em actividade quase permanente, o Etna não é considerado perigoso pelos especialistas e proporciona sempre imagens de rara beleza.



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Frio já mata na Europa

Pelo menos duas pessoas morreram em França e três em Itália devido à vaga de frio intenso, que desde sexta-feira se estendeu à Europa ocidental.  A chegada da vaga de frio siberiano a Itália continua este sábado a provocar problemas em todo o território.


Além das duas vítimas mortais, em Itália, a vaga de frio siberiano criou fortes constrangimentos nas deslocações em todo o país, tendo provocado atrasos no tráfego ferroviário, cortes de estradas e cancelamento de voos. 

A capital italiana, que na sexta-feira ficou parcialmente paralisada devido ao mau tempo e o intenso nevão que começou a cair durante a manhã, amanheceu de novo coberta de neve, que nalguns locais alcançou uma espessura entre 10 e 15 centímetros. 

No Reino Unido, são esperadas quedas de fortes nevões.  As zonas mais atingidas vão ser a Escócia, Gales e o norte de Inglaterra. 

Na Ucrânia, o país mais atingido pelo frio da Europa de Leste, pelo menos 122 pessoas morreram desde 27 de Janeiro.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Austrália: não há tempo para travar as águas

Milhares de pessoas tiveram de ser deslocadas das suas casas este domingo devido ao aumento das inundações, que afectam há uma semana o nordeste da Austrália.


As autoridades aconselharam os 3.800 residentes da localidade de Saint George, sudoeste do estado de Queensland, a abandonarem as suas casas para evitarem ficar isolados devido à impossibilidade de construir, a tempo, diques que contenham as águas.

«Não sabemos até quando teremos a estrada aberta devido à enorme quantidade de água dos rios Maranoa e Balonne. Por isso, aconselhamos as pessoas a saírem o quanto antes», explicou a líder municipal Donna Stewart.



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sismo de 6,8 nas Filipinas

Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter foi esta noite registado na região centro do arquipélago das Filipinas, causando a morte várias pessoas, há registo de pelo menos 43 mortos.

O abalo ocorreu às 11:49 locais (03:49 em Lisboa) com epicentro a 46 quilómetros de profundidade entre as ilhas de Negros e Cebu, sem ter sido emitido qualquer alerta de tsunami, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. 

Várias réplicas foram sentidas.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Japão: avalanche

Uma avalanche no Japão matou três turistas e destruiu alojamentos de um spa nas montanhas de Akita. Os nevões dos últimos dias têm provocado o caos em várias cidades nipónicas.

Na região centro do Japão, existem zonas com tapetes de neve de quatro metros. Cidades inteiras estão debaixo do gelo. 
 
Várias residências foram evacuadas, porque os telhados ameaçam ceder ao peso da neve.

Devido ao meu tempo e à neve várias cidades estão debaixo de um manto de neve que se deve prolongar por esta semana, uma má noticia que pode levar ao frio com consequente mortes.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sismo no Haiti de 2010 pode ser aviso de novos abalos

O sismo que destruiu grande parte da capital do Haiti, Port-au-Prince, há dois anos, poderá ser a manifestação de um novo ciclo de actividade sísmica com futuros tremores de terra devastadores.


Os arquivos históricos revelam uma actividade sísmica frequente nas Caraíbas nos últimos 500 anos, mais particularmente na ilha de Hispaniola, partilhada pelo Haiti e pela República Dominicana. 


Sismólogos apoiaram-se em numerosos relatos de destruições provocadas por diferentes tremores de terra para avaliar a sua intensidade, a sua situação geográfica e amplitude e, assim, elaborar um modelo.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Frio russo está a gelar a Europa

Uma vaga de frio vinda da Rússia está a gelar a Europa. Na Ucrânia, Sérvia, Polónia e Bulgária, o frio já fez mais de 40 mortos. 

Na Turquia, a neve caiu em Istambul, onde já não nevava há mais de três décadas. Flocos de neve deixaram a cidade sob um manto branco, numa altura em que o país vive o inverno mais rigoroso dos últimos 30 anos. Mais grave é a situação que se vive na Ucrânia onde pelo menos 18 pessoas morreram vítimas de temperaturas que chegaram aos menos 30 graus.
 
Cenário idêntico na Sérvia, em alguns locais a neve ultrapassa os dois metros de altura, muitas localidades estão sem electricidade, há estradas cortadas e escolas fechadas. A situação é tão grave que levou as autoridades a declarem o estado de emergência em 14 municípios.

Os alertas vermelhos sucedem-se. Na Bulgária, na Roménia, Macedónia e Polónia 20 pessoas morreram depois de os termómetros atingirem os 25 graus negativos. Na República Checa, os hospitais estão prontos para ajudar as vítimas do frio.
 
Os paises do sul da Europa que se preparem, entre os quais Portugal porque estão na rota de uma massa de ar frio vinda do norte.