sexta-feira, 30 de março de 2012

Austrália sofre o maior sismo em 15 anos

A Austrália sofreu um terramoto de 6,1 graus de magnitude, próximo a Ernabella, no centro do território australiano, sendo o maior sismo nos últimos quinze anos no país.

O sismo ocorreu na noite de sexta-feira, a uma profundidade de três quilómetros, mas não causou graves danos por ter acontecido numa zona remota do país. Ernabella é uma área que abriga cerca de 500 pessoas aborígenes, que se dedicam à arte local, a cerca de 317 quilómetros a sudoeste de Alice Springs.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Sismo de 6,2 abala a Indonésia

Um sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter foi registado esta quarta-feira, na região da Papua, no leste da Indonésia, sem haver, para já, informação de danos ou vítimas.

O tremor de terra teve o seu epicentro a 129 quilómetros de Jayapura, na província de Irian Jaya, e a 66 quilómetros de profundidade.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Chuva forte fustiga norte do Peru

A região norte do Peru está ser fustigada por fortes chuvadas. Devido ao mau tempo, o rio Tumbes duplicou o caudal e as cheias foram inevitáveis. Casas inundadas e 70 % das colheitas destruídas.

As plantações de arroz e banana são as mais afetadas. Várias localidades estão a ser evacuadas e há quem tenha perdido tudo. As autoridades estimam que mais de quatro mil e quinhentos hectares de plantações foram afetados pela subida das águas.

domingo, 25 de março de 2012

Sismo de 7.4 sentido no México

Foi um grande susto e um grande sismo no méxico, mas os danos foram relativamente pequenos face à magnitude de 7,4 graus na escala de Richter do tremor. O abalo teve o epicentro numa região interior, cerca de 190 quilómetros a leste de Acapulco, na Costa do Pacífico, mas fez abanar edifícios na capital. 

Foi no estado de Oaxaca que cinco pessoas ficaram feridas, uma gravemente. Pelo menos setenta casas danificadas. Em Guerrero, foram à volta de 800, a maioria na localidade Ometepec, apenas a 25 quilómetros do epicentro. Na estância balnear de Acapulco, os efeitos do sismo de 7,4 graus Richter parecem ter-se ficado pela evacuação de escolas, de cafés, restaurantes e hotéis e, claro, um susto daqueles.

Na capital, Cidade do México, a trezentos quilómetros de Acapulco, o abalo sentido em cima do meio-dia, levou milhares de pessoas a saírem de casas e escritórios para a segurança da rua. O próprio parlamento foi evacuado. O maior dano visível na Cidade do México foi a queda de parte dum viaduto pedonal.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Mini-tornado causou 15 feridos na Austrália

Um «mini-tornado» atingiu a cidade australiana de Townsville, causando danos em várias habitações, o corte do abastecimento de eletricidade e, pelo menos, nove feridos.

O «mini-tornado», com ventos de mais de 111 quilómetros por hora, causou danos em cerca de 40 habitações, das quais 25 perderam o teto, e deixou sem eletricidade cerca de 7.000 casas em Townsville, com cerca de 200 mil habitantes.


Este "mini-tornado" fez muitos estragos na Austrália, nem imaginamos se fosse um tornado mesmo. Os tornados são uma arma mortífera e acontece de um momento para o outro.

quarta-feira, 21 de março de 2012

China: Pequim acordou coberta de branco

Pequim acordou este domingo coberta de neve e banhada de sol, depois de um dia de denso nevoeiro que levou ao cancelamento de centenas de voos no norte da China.

A neve começou a cair pouco depois da meia-noite e às 06:00 (22:00 de sábado em Lisboa) atingia oito centímetros de altura em algumas zonas da cidade, indicou a agência noticiosa oficial chinesa, citada pela Lusa. Como o nevoeiro no sábado passado, a neve afetará hoje o trafego aéreo.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Avalanche mata cinco turistas na Noruega

Uma avalanche matou cinco pessoas no norte da Noruega. O incidente aconteceu no monte Sorbmegaisa, no distrito de Troms. A torrente gelada apanhou metade de um grupo de 12 esquiadores que se encontravam no local. 

Uma das vítimas ainda foi retirada da neve com vida. Mas à medida que os corpos das outras cinco foram sendo localizados, o número de mortos foi aumentando.  O sobrevivente foi levado para o Hospital do Norte da Noruega, em Troms. Segundo a unidade, o seu estado de saúde é estável. 

domingo, 18 de março de 2012

Identificada partícula que originou a vida

O Centro de Investigação Científico francês anunciou ter identificado as partículas elementares que se acredita terem contribuído para o aparecimento da vida na Terra. Os investigadores criaram um cometa artificial e foi durante os estudos desse corpo que identificaram, pela primeira vez, as referidas partículas elementares.

O comunicado divulgado pelos cientistas, que revelam que «as primeiras estruturas moleculares de vida poderão ter sido formadas num meio interestelar, antes de atingirem a Terra primitiva durante a queda de meteoritos e cometas».

A descoberta tem ainda de ser confirmada em mais estudos complementares, os cientistas franceses recriaram as condições em que os cometas viajam no espaço para conseguir estudar o objeto artificial.

sexta-feira, 16 de março de 2012

"Os seis graus que podem mudar o mundo"

O documentário "Os seis graus que podem mudar o mundo" apresenta uma variedade de transformações que podem mudar o mundo, devido ao aquecimento global. Com um aumento de temperatura de 1 ºC, existirão mais desertos, com 2 ºC, os glaciares começarão a derreter rapidamente e os mares aumentam o seu nível. Algumas casas serão inundadas e as tempestades surgirão. Com 3 ºC, os incêndios aumentarão e as catástrofes tornar-se-ão frequentes.

aquecimento global pode afectar o mundo, com o aumento da temperatura do planeta. Se continuar a aumentar, coloca-se em risco a sobrevivência humana e a vida de todos os outros seres vivos. Apenas 1 ºC, que não parece muito, pode mudar por completo o nosso planeta. Algumas florestas tropicais, como a floresta da Amazónia, podem secar por completo. Em contrapartida, o Reino Unido pode agora cultivar plantas típicas de clima mediterrânico, o que não é muito comum, mas é verdade!

Com isto podemos estar a entrar numa era da destruição do planeta, onde os humanos contribuirão e muito para isso com o dióxido de carbono libertado para o ar, e consequente aumento do aquecimento global. Se não pararmos para pensarmos podemos estar a ver o fim de florestas, o surgimento de tempestados, inundações, entre outras catástrofes naturais.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Mundo sem Petróleo

Como seria o nosso planeta se ficássemos sem petróleo? Este combustível fóssil é o principal do nosso mundo, altamente tecnológico e móvel, mas não dura para sempre.

No documentário é possível constar um cenário daquilo que aconteceria um dia em que as reservas de petróleo chegassem ao fim, o que mudaria no nosso mundo e a maneira como nos iríamos adaptar. 

O homem extrai petróleo do subsolo há cerca de 150 anos, onde já extraiu mais de um trilião de barris, cerca da mesma quantidade que ainda existe no subsolo para consumo humano. E vemos neste documentário o etanol como um cmbustível alternativo ao petroleo e a utilização de algas.

Ao visualizarmos este documentário é extraordinário a maneira como o petróleo é indispensável ao ser humano, pois tudo o que o rodeia necessita na sua produção de petróleo. A utilização do mesmo provoca graves problemas ambientais e ecológicos, daí o ser humano necessitar de novas formas de combater a utilização do petróleo.


segunda-feira, 12 de março de 2012

A Árvore genealógica humana

A arvore genealógica humana responde a algumas das mais acesas questões para a humanidade – quem somos e de onde viemos e força-nos a mudar a forma como pensamos não só acerca da nossa relação com os nossos vizinhos, como acerca de nós mesmos e tem como objetivo registrar novos dados sobre a história migratória da raça humana e responder a perguntas antigas sobre a diversidade genética da humanidade. È uma apresentação fascinante do que os estudos de DNA das pessoas modernas nos deu a conhecer os padrões de migração antigos de nossos ancestrais.

Os seres humanos evoluíram na África cerca de 160.000 anos atrás, e viveram apenas na África até por volta de 60.000 anos atrás, quando começaram a emigrar, em pequenos grupos, em diferentes direcções, devido muito por vezes às alterações climáticas, ou pela necessidade de procura de alimento.
Os traços dos padrões de migração são encontradas no DNA moderno, passado de mãe para filhos e de pai para filho lembre-se, as mulheres não têm cromossomos Y. A evidência mais antiga de DNA a partir do DNA mitocondrial é Científico Eva, cerca de 160.000 anos atrás na África, é a evidência mais antiga de DNA Y DNA cromossômico é Científico Adão, cerca de 60.000 anos atrás, também na África. Nossos dois padrões de DNA conter vestígios de pequenas mudanças no DNA vivida por nossas mães e pais antigos antigos.
Este documentário abre-nos os olhos para o facto que todos nós somos iguais independente da nossa cor, dos nossos aspectos, viemos todos do mesmo ancestral comum, somos um familia gigante.

domingo, 11 de março de 2012

Erupção solar atinge Terra e pode afetar voos

Aquela que já é considerada a maior explosão solar dos últimos cinco anos vai continuar, com a possibilidade de perturbar as comunicações por satélite e as redes de distribuição elétrica.

O impacto da tempestade solar, que iniciou na última terça-feira, começou a sentir-se durante a quinta-feira e prologa-se até esta sexta-feira.
As previsões norte-americanas são de que a velocidade a que as partículas chegam à Terra possam afetar os sistemas GPS, obrigar as companhias aéreas a alterar as rotas para evitar as regiões polares, a distribuição de eletricidade, as comunicações por satélite até mesmo a atividade dos astronautas da Estação Espacial Internacional. 

Estas explosões na superfície solar são provocadas por mudanças repentinas no seu campo magnético, com as que atingem agora a Terra a não serem causa para alarme, fez saber a NASA.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Tornados devastadores matam dezenas

Os tornados que atingiram esta sexta-feira sete estados do centro oeste e sul EUA provocaram a morte a pelo menos 15 pessoas em Indiana, 12 no Kentuchy e cinco no Ohio.

Apesar de nem todos estarem confirmados, ao longo de sexta-feira foram reportados mais de 50 tornados em sete estados, o que eleva para 103 as tempestades numa semana.

As imagens que passam nas televisões mostram dezenas de edifícios destruídos ou danificados, tal como carros, camiões e árvores arrancadas do solo.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Cheias na Austrália

Milhares de pessoas receberam ordem para abandonar as suas casas este sábado na região noroeste de Sidney e noutros pontos do estado australiano de Nova Gales do Sul, quando as fortes chuvas fizeram transbordar os rios e encheram os canais de água.

O comissário dos Serviços de Emergência do estado, Murray Kear, explicou que 3.500 pessoas eram abrangidas pela ordem de saída, quando 75 por cento da região, a mais populosa da Austrália, está afetada por inundações.

As inundações em Nova Gales do Sul deixaram nos últimos dias 2.300 pessoas isoladas e obrigaram à saída de várias centenas de pessoas de suas casas.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Imagens incríveis mostram gelo a soltar-se de glaciar argentino

O glaciar Perito Moreno, na Patagónia, no sul da Argentina, começou a derreter esta semana e milhares de turistas dirigiram-se ao local para captar um momento que tem tanto de belo como trágico.

Um enorme pedaço de gelo soltou-se do glaciar, mostrando um espetáculo impressionante, Perito Moreno tem cerca de 200 quilómetros quadrados de extensão.

Como podemos ver os glaciares também nos proporcionam bonitas imagens.

domingo, 4 de março de 2012

EUA: tornados matam nove pessoas

Fortes tempestades nos Estados Unidos já fizeram, pelo menos, nove mortos e deixaram um rasto de destruição.


A zona centro oeste do país é a mais afetada, com destaque para os estados de Illinois, Missouri e Kansas.

No Illinois o número de mortos chega a seis, enquanto no Missouri há registo de três vítimas mortais. No Kansas, até agora, estão contabilizados três feridos graves.

Algumas cidades ficaram completamente destruídas pelos tornados. Nada parece ter escapado à sua força.

A época oficial dos tornados começa agora em março e as previsões não são animadoras.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Imagens mostram vulcão Etna em erupção


O vulcão Etna, na Itália, entrou em erupção, expelindo cinzas que formam já uma grande nuvem
Este monte italiano é o mais alto e mais ativo vulcão da Europa. 
Mais imagens interessantes da capacidade do vulcão etnia, que cada vez mais mostra que está pronto a entrar em erupção