sexta-feira, 18 de maio de 2012

Gases de dinossauros contribuíram para aquecimento da Terra


Uma das causas que contribuiu para o aquecimento da Terra, registado há 150 milhões de anos, terá sido os gases libertados pelos dinossauros, segundo um estudo feito por cientistas britânicos, publicado na revista «Current Biology».

O estudo divulgado agora pela BBC, revela que usando como escala a flatulência libertada pelas vacas, o grupo de cientistas calculou que a população de dinossauros existentes na Terra há 150 milhões de anos tenha produzido 520 milhões de toneladas de gás, o que terá sido um fator decisivo no aquecimento então registado no planeta.

De acordo com David Wilkinson, o interesse não está nesses animais mas nos organismos microscópicos que viviam no seu organismo. «Apesar de ser o elemento dinossauro que capta a atenção geral neste trabalho, na verdade são os micróbios que viviam nas entranhas dos dinossauros que fabricavam o metano», explicou o cientista britânico.

Como podemos ver até espécies já extintas contribuiram para o aquecimento globlal

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cheias no Nepal fizeram 13 mortos


Pelo menos 13 pessoas morreram devido a cheias que aconteceram de repente no oeste do Nepal. Outras 17 pessoas estão dadas como desaperecidas.

O dilúvio inesperado levou à sua frente casas e cabeças de gado na região do Monte Annapurna, além das pessoas, muito frequentes numa das zonas mais turísticas do país.

Os meios militares utilizados para resgatar sobreviventes à enchente repentina de um rio na montanha estendem-se por cinco povoações.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Seca provoca cenários desoladores no nordeste brasileiro


O nordeste brasileiro vive um dos piores cenários de seca de sempre. O Piauí e a Bahia são os Estados mais afetados. Entre janeiro e abril deste ano, 169 cidades decretaram o estado de emergência na Bahia e 78 fizeram-no no Piauí. 

É o maior número de estados de emergência decretados nos últimos 5 anos. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) brasileiro, duas cidades da Bahia não registaram a queda de uma única gota de chuva no mês de março. São elas Irecê e Paulo Afonso.

domingo, 13 de maio de 2012

Pulga gigante «atormentava» dinossauros


Os «insetos jurássicos», que viveram há 165 milhões de anos, eram dez vezes maiores que as pulgas que existem atualmente e a picada era bem mais dolorosa.

Acredita-se que estas «pulgas pré-históricas», cujos fósseis foram encontrados na Mongólia, por cientistas chineses, graças às suas habilidades e características, conseguiam perfurar a pele fina por entre as escamas dos grandes dinossauros, alimentando-se do sangue destes. 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

A maior e mais brilhante lua do ano


A lua da noite de sábado para domingo (05 de Maio) foi a maior do ano porque estará na sua maior aproximação à Terra, ou seja a apenas a 221.802 km.

Este fenómeno dá-se o nome de perigeu e, segundo uma astrónoma do Observatório Astronómico de Lisboa, a melhor altura para ver a «super lua» em Portugal foi durante o nascer da Lua, às 20h09, quando esta pareceu sempre maior.


Este fenómeno deu a muitas pessoas uma visão diferente do habitual, uma vez que a lua teve uma aparência de aproximadamente 14% maior e 30% mais brilhante.

Os cientistas descartam qualquer relação entre a «Super Lua» e fenómenos naturais, tais como: tsunamis, furacões, atividades vulcânicas e outros.




quarta-feira, 9 de maio de 2012

Neve fora do tempo pinta a primavera de branco


O nordeste dos Estados Unidos está desde domingo a ser atingido por uma tempestade que deixou várias cidades cobertas de branco. 

A neve e a chuva causaram estragos nos Estados da Pensilvânia, Maryland, Virgínia Ocidental e Nova Iorque, informa a Reuters.

O manto branco chegou aos 45 centímetros em algumas regiões montanhosas. Postes de eletricidade e árvores caíram, causando muitos problemas nas ligações elétricas. 




segunda-feira, 7 de maio de 2012

Vulcão Lokon entra em erupção na Indonésia


O vulcão Lokon, no norte da ilha de Celebes, na Indonésia, entrou, em erupção, causando tremores num raio de cinco quilómetros em redor da cratera, informaram as autoridades locais.

A Agência de Gestão de Desastres da Indonésia indicou que as nuvens que cobrem a zona impediram o cálculo da altura que alcançou o fumo e as cinzas expulsas pelo vulcão.

As autoridades determinaram um raio de segurança de 2,5 quilómetros em redor da cratera e apelaram à população local para evitar qualquer atividade nesse perímetro, pois estão previstas novas erupções, mas até ao momento não foi ordenada qualquer evacuação do local.

domingo, 6 de maio de 2012

Mau tempo faz nove mortos no Haiti


Pelo menos nove pessoas morreram no Haiti e mais de 11 mil pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas na vizinha República Dominicana devido às chuvas torrenciais que têm afetado a região.

De acordo com a Proteção Civil do Haiti, nove pessoas morreram no sul e oeste do país, incluindo uma criança de seis anos e uma mulher, que morreram na capital de Porto Príncipe na sequência de deslizamentos de terras, e quatro pessoas, que morreram afogadas em rios fora da cidade.

Na República Dominicana, 11.150 pessoas foram forçadas a deixar as suas casas devido ao mau tempo e 23 das 32 províncias estão em risco de sofrer inundações nos próximos dias.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Himalaias derretem mais devagar do que se pensa


Os glaciares dos Himalaias e as reservas de água vão desaparecendo com o tempo, mas a uma velocidade mais lenta do que aquela que originalmente se pensava.

Um recente estudo publicado na revista «Science» e citado pelo jornal espanhol «El Mundo» conclui que a rapidez com que os Himalaias derretem é semelhante ao resto do mundo e não a uma velocidade tão alarmante como se temia.

Os investigadores mostram que o ritmo do degelo nos Himalaias contradiz as previsões de que esta cadeia montanhosa desapareceria por completo em 2035.

O estudo revelou ainda que os glaciares perdem entre 19 e 20 metros por ano, num equivalente a 0,1 e 0,6 por cento de volume de gelo.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sismo de 4,3 estremece Bolívia


Um sismo de 4,3 graus na escala de Richter ocorreu na região boliviana de Cochabamba (centro), sem registo de vítimas ou danos materiais até ao momento.

O sismólogo Mário Zabala disse à imprensa que o tremor de terra foi registado às 17:35 locais (22:35 em Lisboa), com epicentro na província de Chapare e a uma profundidade de 45 quilómetros.


A zona onde ocorreu o sismo está a 24 quilómetros a nordeste da cidade de Cochabamba, capital da região com o mesmo nome.