segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sismo no Peru

Pelo menos 150 pessoas ficaram feridas na sequência do sismo registado esta segunda-feira na região de Ica, no sul do Peru, onde também danos em mais de 700 casas.

Cinco anos depois de um abalo sísmico que provocou a morte a mais de 600 pessoas na mesma zona, a região de Iça foi novamente abalada por um forte sismo, desta vez de 6,2 graus de magnitude.



domingo, 29 de janeiro de 2012

Carta Topográfica

Nas aulas de geologia foi nos proposto que fizéssemos uma carta topográfica, onde iríamos traçar as curvas de nível, linhas de água, pontos e os vertices geodésicos. 

Carta Origial:



Carta Final:


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tempestades em Moçambique

Pelo menos dez pessoas morreram e milhares tiveram que ser evacuadas das suas casas devido ao mau tempo que se faz sentir em Moçambique.

A tempestade tropical «Dando», que começou na passada semana com chuvas contínuas e ventos fortes, provocou várias cheias e mais de 56 mil pessoas tiveram que abandonar as suas casas. Várias escolas de Gaza ficaram totalmente destruídas e em várias zonas as estradas ficaram interditas.

Mas além de «Dando», também o ciclone «Funso», com categoria quatro, se mantém no Canal de Moçambique e continua a ameaçar a costa central deste país. O estado do tempo nos próximos dias continuará sobre a sua influência numa extensa área do país. 



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sismo de magnitude 5,8 abala o Chile

Um sismo de magnitude 5,8 abalou, esta segunda-feira, quatro regiões do centro do Chile. O epicentro de terramoto foi o mesmo que o do abalo de 2010, que atingiu 8,8 na escala de richter e provocou um tsunami.

Apesar de ter sido um sismo mais leve, as autoridades consideram que este reúne condições para gerar um maremoto. O pânico generalizou-se, entre a população, mas até ao momento não há indicações de feridos ou estragos materiais.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Explosão Solar

Desde a algumas semanas que se regista uma atividade acima do normal na superfície solar, que culminou num feixe de explosões esta segunda feira às 3:19 cujo material libertado haveria de ultrapassar a órbitra solar e atingir a Terra.

Esta é a maior tempestade sentida nos últimos meses. O sol está numa fase muito activa e o maior perigo destas explosões solares é a possibilidade de afectar os sistemas de comunicações na Terra.

Este fenómeno, que pode dar origem a novas explosões ainda maiores, deve ser seguido de perto, segundo o observatório.



domingo, 22 de janeiro de 2012

México: sismo de magnitude 6,2

Um sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter registou-se este sábado próximo da costa sul do México, segundo o instituto de geofisica norte-americano.

O terremoto ocorreu a uma profundidade de 66 km, a cerca de 57 quilómetros do sudoeste de Mapastepec, no estado de Chiapas, e foi sentida mais longe, em San Salvador, capital de El Salvador.


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Chuvas torrenciais já mataram 11 pessoas

No Peru, as chuvas torrenciais já fizeram pelo menos 11 mortos. Há três meses que a estação chuvosa se está a fazer sentir.

No sul do país, há centenas de casas destruídas devido aos deslizamentos de terras provocados pela chuva intensa.

Mais de 30 mil pessoas estão a ser afectadas pelas intempéries, que se devem manter nos próximos meses.




quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Um manto de neve com dois metros de altura

No norte do Japão, um nevão criou um manto branco com dois metros de altura. É o maior nevão na cidade de Iwamizawa desde 1946.

As escolas encerraram e a maioria dos transportes públicos foram suspensos.  Muitos dos aparelhos de medição meteorológica ficaram danificados.

Os bombeiros foram chamados a intervir numa fábrica cujo telhado foi destruído pela tempestade de neve.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Vulcão: residentes treinados para fugir

    A população de Puebla, no México, está a ser treinada para evacuar a cidade caso se confirme o pior cenário: o vulcão Popocatepetl entrar em erupção.
   A actividade vulcânica tem aumentado nos últimos dias, assim como o lançamento de cinzas para a atmosfera.



domingo, 15 de janeiro de 2012

Europa debaixo de um temporal

Esta semana foi, uma semana negra para a europa que se viu debaixo de um temporal causando estragos materias deixando várias pessoas sem sitio para dormir devido à inundação de casas.

Vastas áreas, do Centro e Norte da Europa, estão a ser fustigadas por temporais, a Holanda está em alerta de cheias devido ao risco de rebentamento de um dique. Na Alemanha, uma tempestade causou inundações no norte do país.

A tempestade «Andrea» já lá vai. Passou pelo norte da Alemanha. E, na sua cauda, deixou inundações e estragos consideráveis. Ruas e estradas transformadas em rios, desastres rodoviários. O mais grave, o despiste de um camião devido à força dos ventos. Em solo germânico não há qualquer vítima a lamentar.

Também na Holanda, o mau tempo está a fazer estragos. A norte, 800 pessoas foram forçadas a sair de suas casas. Há um sério risco de um dique rebentar. Aliás, a água do mar começou a galgar e já existem áreas inundadas. Todos os diques da costa oeste da Holanda estão a ser vigiados. Em alguns pontos é esperada a subida do nível das águas do mar do norte. Mais de metade do povo holandês vive em áreas abaixo do nível do mar.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sismo de magnitude 6,6 nas Ilhas Salomão

Na passada segunda-feira um sismo de magnitude 6,6 na escala de Richter abalou esta noite as ilhas de Santa Cruz, no arquipélago das ilhas Salomão.


O sismo ocorreu às 04:07 de Lisboa a 49,60 quilómetros de profundidade, não havendo, para já, registo de vítimas ou danos materiais ou a emissão de qualquer alerta de tsunami.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Austrália: encontrado mineral que só existia na Lua

Um mineral raro, trazido à Terra pelos primeiros astronautas que viajaram à Lua, foi descoberto na Austrália em rochas com mais de um bilião de anos. Até agora pensava-se que o mineral era exclusivo daquele satélite natural.


O «Tranquillityite» deve o seu nome ao Mar da Tranquilidade, a superfície da Lua onde o mineral foi encontrado pela primeira vez, em 1969, e considerado desde então como o seu material «próprio».

No entanto, o mesmo mineral foi descoberto por geólogos no oeste australiano.

«Sempre houve este mineral na Terra. Estas amostras não vieram da Lua», disse o cientista australiano Birger Rasmussen, da Universidade Curtin, em Perth.

«Isto significa basicamente que na Lua e na Terra ocorrem os mesmos fenómenos químicos e os mesmos processos», explicou.

O mineral foi encontrado em seis locais diferentes da Austrália.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Itália: vulcão Etna entra em erupção

O vulcão Etna, na ilha italiana de Sicília, entrou em erupção e libertou uma nuvem de cinzas que alcançou os cinco mil metros acima do nível do mar, indicaram os «media» locais.

A actividade vulcânica do Etna, a montanha mais alta de Itália, a sul da cordilheira dos Alpes, com 3.322 metros de altura, durou várias horas, segundo os meios de comunicação social italianos.

O Instituto de Geofísica e Vulcanologia italiano referiu que o vulcão Etna, um dos mais activos na Europa, começou a expelir lava durante a madrugada, às 04:34 locais (03:34 em Lisboa).

domingo, 8 de janeiro de 2012

Filipinas: derrocada mata 25pessoas

Nas Filipinas, uma derrocada matou 25 pessoas e deixou mais de cem desaparecidas, várias casas ficaram soterradas com o deslizamento.

O incidente aconteceu no sul do país, numa região mineira, perigosa onde 16 pessoas foram retiradas com vida dos destroços e foram encaminhadas para o hospital.

As chuvas intensas das últimas semanas poderão ser a causa do deslizamento.


Tal como no brasil as fracas condições e casas construidas em zonas de derrocada poderão contribuir para este acontecimento tal como as intensas chuvas.

Texto e Imagem: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/filipinas-derrocada-deslizamento-tvi24/1314595-4073.html

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Brasil: seis mortos e três mil desalojados

São já seis as vítimas mortais das cheias que desde o fim-de-semana assolam o Rio de Janeiro e Minas Gerais, no Brasil. A população teme uma tragédia como a do ano passado. Há já três mil desalojados.


As chuvas fortes e os deslizamentos de terras têm tido especial impacto em Minas Gerais. Em dois dias, choveu o equivalente a um mês. Foi declarado estado de emergência em várias cidades.

Como podemos ver o Brasil é um país onde certas zonas da cidade tem precárias instalações de saneamento fazendo com que os esgotos inundem e os diques fiquem cheios tornando-se um enorme perigo para as pessoas.




quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Sismo de magnitude 7 abala Japão

Um forte sismo com magnitude 7 foi sentido este domingo na região de Tóquio, sem que haja registo imediato de vítimas ou danos.

De acordo com agência meteorológica do Japão, o abalo, que ocorreu às 02:28 horas locais (05:28 horas em Lisboa), teve o seu epicentro perto de Torishima, uma ilha localizada a cerca de 560 quilómetros a sul de Tóquio, não tendo sido emitido alerta de tsunami.

Alguns edifícios na capital abanaram com o impacto do tremor de terra, que ocorreu a uma profundidade de 370 quilómetros, mas não foram reportados problemas de maior.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Chamas já consumiram 11 mil hectares na Patagónia

O incêndio que afecta o parque nacional Torres del Paine, na Patagónia, no sul do Chile, já consumiu 11 mil hectares de floresta, pelo que se mantém o alerta máximo, não foi possível combater as chamas sexta-feira devido às condições meteorológicas adversas.



Para o local foram mobilizados 237 membros da Corporação Nacional Florestal (CONAF), do exército, bombeiros e algumas forças argentinas para apoiarem os trabalhos, estando mobilizados um total de 550 homens para o combate às chamas.

Como vemos este novo ano começa com um incêndio de grande dimensão mas esperamos que não faça mais estragos, pois as árvores são necessária para a vida dos seres vivos.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Erupção cria nova ilha no Mar Vermelho

Uma erupção vulcânica no Mar Vermelho levou ao aparecimento de uma pequena ilha no arquipélago de Zubair, entre o Iémen e a Eritreia.

Um satélite da NASA captou uma imagem que mostra uma enorme coluna que se crê ser de cinzas vulcânicas e vapor de água a emergir de uma pequena massa de terra.

A ilha, formada por lava solidificada, terá apenas 500 metros de diâmetro e está entre um conjunto de outras ilhotas vulcânicas, que constituem o arquipélago de Zubair.


Nesta noticia podemos ver o que aprendemos nas aulas, com o pontos quentes "hotspot" a mudar de sitio e a criar uma nova ilha.